Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCriançasCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

\ Proteção \ TV \ Artigo

PROGRAMA "MAIS VOCÊ" ERRA com CHUPETAS

Por: Prof. Marcus Renato de Carvalho

   

  O Programa Mais Você da TV Globo, no dia 29 de abril de 2005 apresentou uma matéria de como as chupetas são produzidas fazendo uma apologia dos pseudos benefícios deste artefato tão prejudicial à amamentação e à saúde infantil. Imediatamente um grande número de profissionais escreveram ao programa repudiando este marketing proibido por legislação nacional – NBCAL/CPI.

Prezada Jornalista e Apresentadora Ana Maria Braga,

Recebi uma mensagem de uma amiga me alertando sobre uma chamada do programa que falaria sobre a chupeta. Não pude ver mas pesquisei na Web, na página do Mais Você para tomar conhecimento.

Ao visualizar a fotografia da criança com a chupeta na boca, indaguei-me qual é a finalidade desta reportagem? Pelo que acompanhei no especial Jornalismo passado na sexta-feira (29/04/05) você mencionou que procura oferecer o melhor aos seus telespectadores justificando a opção de um prato com peixe ao invés de uma fritura. Refleti por alguns dias sobre o assunto e apresento-lhe minhas razões e algumas sugestões de reportagem que possa oferecer qualidade de vida a nossa população.

Eu sou Lilian Cristina Cotrim, fonoaudióloga. Atualmente estou pesquisando sobre o uso da chupeta, seus malefícios e a incompatibilidade de um aleitamento materno exclusivo em bebê de até 4 meses. Como você pode notar a chupeta não é bem vista por mim. Ela interfere no estabelecimento da sucção saudável do bebê que muitas vezes opta pela não sucção no peito para fazer uma sucção menos eficaz para o seu desenvolvimento facial.

O desenvolvimento facial envolve todo um processo muscular. Quando alterado pode provocar problemas na dentição, fala, e em funções que chamamos de neurovegetativas (mastigação, deglutição e respiração).

Baseando-me em alguns autores digo que a chupeta é um hábito cultural – têm até uma marchinha de carnaval que manifesta o incentivo do uso da chupeta... O Ministério da Saúde (MS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF e a rede IBFAN trabalham para que o indicador de aleitamento materno exclusivo aumente em nosso País. Devemos priorizar este ato natural priorizando a saúde de nossas crianças e consequentemente de suas mães, descartando quaisquer artifícios que possa interrompê-lo.

As minhas sugestões são:

        Como funciona um banco de leite. O congresso de banco de leite será agora em maio, 18 a 21 de maio. Destaco que o temos a maior rede de bancos de leite, reconhecida pela OMS, são 186 espalhado neste Brasil.

        Mães doadoras (o número de mães doadoras está aumentando!! Uma divulgação pode aumentar mais...)

        O grupo de apoio à amamentação – como conseguir ajudar quando estiver com dificuldades....

Um grande abraço e um beijo no seu coração,

Fonoaudióloga Lilian Cristina Cotrim

CRFa. 10.169

PS: A RDC 221/ANVISA e a Portaria 2051/MS estão publicadas neste site.

 

Prezados Senhores,

Foi com pesar que recebemos, através de listas de discussão sobre alimentação infantil, a notícia de que o Mais Você apresentou uma matéria sobre a fabricação de chupetas.

Vários estudos tem mostrado que as chupetas trazem inúmeros prejuízos para as crianças, e o primeiro deles é reduzir a produção de leite das suas mães, uma vez que, comprovadamente, reduzem a freqüência da sucção ao seio.

Esse prejuízo é tão preocupante que a Assembléia Mundial de Saúde (Organização Mundial da Saúde) determinou, com a concordância de 118 países (entre eles o Brasil) que fosse proibida a promoção comercial desses objetos. O acordo internacional, chamado Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno, proíbe a publicidade de fórmulas infantis, mamadeiras, bicos de mamadeiras e chupetas.

Em 1988, foi aprovada no Brasil a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes - NBCAL, depois de exaustivas negociações entre o setor público de saúde e as indústrias de alimentos infantis, mamadeiras e bicos. A Norma em vigor regulamenta a promoção comercial de produtos oferecidos a crianças até 3 anos de idade, e sua aplicação vem sendo acompanhada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

A matéria apresentada no Mais Você não se tratava de propaganda. Entretanto, não faz sentido que um produto cuja promoção comercial seja VEDADA receba uma matéria num programa de televisão. Lamentamos profundamente essa iniciativa.

O que o Ministério Público, a Promotoria da Infância e Juventude, pensaria se o Mais Você fizesse um programa sobre a fabricação de cigarros? e de bebidas alcoólicas? e os senhores, já pensaram sobre isso?

C. Valderez Kohler

 

Cara Sra. Ana Maria Braga,

Infelizmente não sou uma telespectadora assídua, mas há muitos anos tenho acompanhado sua trajetória. Desde os tempos em que a senhora estava em outro canal de TV, tenho admirado como tem superado os obstáculos, tanto na sua vida sentimental (muitas vezes trazida a público) como na sua saúde... Pessoas como a senhora são muito raras. São muito positivas. Iluminadas mesmo. Acredito que seu programa sobre fabricação de chupetas foi um equivoco. Talvez por distração sua, afinal são tantas coisas...talvez porque essa reportagem tenha sido bem paga, ou talvez porque sua equipe estava desavisada, ou outras pessoas na hierarquia da TV Globo assim o quiseram, essa reportagem foi ao ar.

Nesse nosso Brasil afora, onde tudo é tão difícil, água potável, comida, teto, por exemplo, e onde as crianças tem sua saúde assegurada, muitas vezes, somente pela amamentação, falar sobre a "segurança" das chupetas se torna uma grande piada de mal gosto.... Acredito que a senhora não conheça os males que as chupetas podem causar... principalmente seu efeito sobre a amamentação: elas provocam o desmame em crianças muito pequenas e muito frágeis. Esses bebês, sem o aleitamento materno, ficam expostos a inúmeros germes e tem um risco aumentado de morrer 5 vezes maior por pneumonia e 16 vezes maior por diarréia. A amamentação os protege. Também protege da desnutrição, uma das conseqüências da carência generalizada que a população pobre tem. Protege as mulheres da hemorragia pós parto, gravíssima e mesmo fatal em locais sem recursos....protege do câncer de mama, de ovário e útero. Protege da osteoporose da 3ª idade... Como ninguém a senhora sabe do poder da mídia sobre os hábitos das pessoas e sua interferência a favor das chupetas, assegurando sua segurança, deve ter influenciado inúmeras mães... Chupetas não são seguras porque ao provocar o desmame deixam as crianças pequenas expostas às infecções ... Chupetas são um veículo para os germes, bactérias, fungos como o "sapinho" e de ovos de vermes.... Veja, a própria indústria reconhece isso quando apregoa que as chupetas devem ser fervidas a cada uso...significa ferver a chupeta cada vez que o bebê tira a chupeta da boca... Ora! Isso é humanamente impossível de seguir. Nem nas famílias bem informadas, onde a água é abundante e o combustível é de fácil acesso, essa prática existe. Chupetas deformam o céu da boca e a oclusão dentária, deixando as crianças com dificuldades para mastigar...Elas e elevam o assoalho do nariz, tapando a passagem de ar e prejudicando toda a respiração. Pense, AR e ALIMENTO prejudicados, essenciais para a sobrevivência! Tenho certeza que não era sua intenção prejudicar as crianças... no entanto, a senhora sabe que é uma formadora de opinião e que seu exemplo é seguido por inúmeras mulheres... e agora? Gostaria de convidá-la para o mundo da amamentação. Lá as crianças e mães são protegidas de verdade.

Atenciosamente,

Dra. Ana Júlia Colameo

Médica pediatra e mãe.

 

Eu também já escrevi na qualidade de telespectadora, uma carta longa para ela, sua produção e a direção da TV Globo ressaltando o positivo que eles têm feito para a promoção do AM mas também pedindo que eles imediatamente se retratem do negativo que fizeram para as crianças e as mães com a matéria das chupetas.

Literalmente eu pedi, em nome das crianças pequenas do Brasil e suas mães e das crianças pequenas que são atingidas pela cobertura mundial da Globo que eles façam imediatamente e divulguem no mesmo programa e ainda neste período de aniversário da Globo, uma matéria sobre a produção do leite materno e vantagens da amamentação para as crianças pequenas.

Também sugeri que eles façam esta matéria com a participação e sob a supervisão técnica de experts brasileiros sobre o tema.

E finalmente chamei-os á responsabilidade que temos, enquanto país de sucesso na promoção do AM, junto aos demais países do mundo e para a adequada promoção ao longo da vida e conseqüente favorecimento do desenvolvimento das nações.

O endereço para onde escrevi foi maisvoce@globo.com

Abraço,

Cristina Monte


Última atualização: 22/7/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo. Leia nossa Política de Moderação.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade/Cookie/Moderação | Fale Conosco
O nosso portal possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie.
26 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital